Quer aprender a desenhar? Essas 5 dicas vão ajudar você

Todos nós costumávamos desenhar quando crianças. Era fácil naquela época, não importa se você usava lápis de cor, um graveto ou o dedo em uma janela cheia de vapor. Para quem quer por em prática as habilidades manuais, principalmente durante esse momento de isolamento social, bem, temos uma boa notícia. Para isso, listamos cinco dicas vão ajudar você a aprender a desenhar.

Em primeiro lugar, tenha em mente que quando você decide aprender algo, a atitude correta é muito mais importante do que todos os livros didáticos do mundo. Eu já lhe dei um conselho – compare suas habilidades com o seu eu futuro, não com os outros. Qualquer um pode aprender a desenhar. Não é um talento mágico que poucas pessoas nascem. É uma habilidade que você pode treinar. Nós podemos ajudar.

1 – Como desenhar? apenas comece!

aprender a desenhar

Se você está apenas começando, escolha objetos simples e trabalhe até objetos complexos. Vá em frente e tente desenhar e desenhar pessoas e animais de estimação. Desenhe seus móveis e seus espaços de convivência. Você gosta de café? Desenhe sua xícara de café. Aqui está um desafio: desenhe sua mão. Mãos e pés são as partes mais complexas da sua anatomia e estão prontamente disponíveis. Se você conseguir dominar isso, poderá desenhar qualquer coisa.

Para a maioria das pessoas, é mais fácil reproduzir uma imagem que já é bidimensional do que reproduzir um objeto, pessoa ou ambiente real. Ao trabalhar com fotos, observe bordas, formas e ângulos. Não rastreie. Desenhar.

2 – Compre um sketchbook – Aprender a desenhar

aprender a desenhar com caderno taccbok
Pense no seu caderno de desenho como seu segundo cérebro. É um lugar seguro onde você trabalha com ideias, brinca com novas técnicas, experimenta novos materiais de arte e pensa em novos assuntos. Isso porque, trabalhar regularmente em um caderno de desenho é parte integrante do processo criativo e uma das melhores maneiras de encontrar sua própria voz criativa autêntica.

Na hora de escolher o tamanho e o formato, pense onde você desenhará. Se será um material para te acompanhar, certamente é melhor um de capa dura. Agora, se a ideia é trabalhar suas habilidades em casa, aposte um tamanho maior.

A Taccbook apresenta uma linha incrível de materiais para desenho, e certamente há sketchbook perfeito para o seu estilo. Com certeza você irá se surpreender com a alta qualidade do material.

Compre aqui 

3 – Pratique sempre para aprender a desenhar

começar a desenhar

A prática leva à melhoria. Você não ficará melhor a menos que se envolva na tentativa. Quanto mais você desenha, mais confiante se tornará.

Linhas retas podem ser muito difíceis para as mãos não treinadas, por isso é ainda mais importante praticá-las. Não use a retidão perfeita – desenhe as linhas de maneira rápida e leve, usando várias direções. Alguns deles você achará mais confortável que outros, e tudo bem. É a razão pela qual eu desenho minhas criaturas voltadas para a esquerda!

Use estes exercícios para praticar suas habilidades manuais todos os dias. O progresso que eles proporcionarão depende unicamente de sua determinação e disciplina. Faça até brincadeira de criança antes de passar para o próximo estágio. A ordem é muito importante aqui – sem uma boa base, tudo que você aprenderá mais tarde será mais difícil de dominar.

O objetivo é treinar e desenvolver destreza e habilidade motora para as artes.

 

4 – Assuma o controle do seu lápis

começar a desenhar

Para quem quer aprender a desenhar, existem muitas maneiras diferentes de segurar um lápis para fins de desenho e não há uma que seja necessariamente “melhor” que a seguinte. Isto’sinta-se mais confortável em cada ponto do processo de desenho depois de ter um pouco mais de prática de desenho.

Se você posicionar sua mão mais perto do final do lápis, terá mais controle e precisão, mas traços mais pesados (marcações mais escuras). Mas agarrar ainda mais o lápis oferece menos controle e precisão, mas traços mais leves (marcações mais leves).

Você também precisa mover o braço inteiro enquanto desenha e não apenas o pulso (como faz quando escreve). Tente relaxar e desenhar livremente! Se você estiver muito tenso, aqueça-se desenhando diferentes tipos de linhas e formas. Não há absolutamente nada com que se preocupar, especialmente se você começar com linhas leves que você pode apagar facilmente (como sempre deveria).

5 – Assista vídeos

Os cursos são formas de direcionar quem nunca teve contato direto com o desenho. Seja o intuito seguir carreira ou apenas aprender desenhar para entretenimento, as aulas vão te preparar para ser mais desenvolto e criativo, além de algumas técnicas.

Mas não você não precisa necessariamente se matricular em uma escola, procure no Youtube mesmo, com certeza você vai encontrar boas dicas e assim começar os primeiros traços. Abaixo, separamos um vídeo para te ajudar nessa empreitada artística.

 

Dicas para começar a desenhar

  • Exercite-se em sessões curtas (5 a 15 minutos), mas regularmente – pelo menos uma vez por dia .
    Sua mão não deve doer – pode ficar cansada, mas se for mais do que isso, encontre uma versão mais confortável do movimento.
  • Entretanto, mantenha a mão relaxada – não pressione o lápis com todo o seu poder. Seu trabalho é fazer marcas, nada mais.
  • Não use papel especial ou caderno de desenho. Sinta-se à vontade para desenhar nas páginas impressas em um lado que você jogaria fora ou no papel de cópia mais barato.
  • Ligue boa música – não há necessidade de se concentrar totalmente no que você faz. O objetivo aqui é tornar esses movimentos automáticos para sua mão.
  • Nunca esqueça por que você está fazendo isso. Contudo, não a trate como uma tarefa – certamente você pode parar a qualquer momento, se não quiser!

Portanto, agora é só começar!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais