Mais que um papel, saiba a importância do Sketchbook para desenho

Embora os apps de colorir tenham se tornado a saída artística da moda, gostaríamos de defender seu humilde avô: o caderno de desenho, ou melhor, o Sketchbook para desenho.  Então, se você deseja começar a desenhar, saiba como escolher o seu caderno e porque é tão importante ter um.

Para começar, lembre-se que um caderno de desenho é o melhor companheiro do artista. Como um amigo íntimo, você passará muito tempo com ele e contará seus pensamentos internos (através do desenho, pintura e escrita).

Essas cadernetas são lugares particulares para gravar seus rabiscos, ideias e observações sem a pressão de compartilhá-los com o mundo. Se você quiser, isso é ótimo – mas, acima de tudo, um caderno de desenho deve ser um lugar apenas para você.

O que é Sketchbook?

Sketchbook para desenho

Sketchbook é um caderno ou bloco com páginas em branco para desenho, e é frequentemente utilizado por artistas, para desenvolver desenhos ou pinturas, como parte de seu processo criativo.

Os Sketchbooks são desenvolvidos com papéis de alta qualidade, diferenciado por peso, permitindo uma grande variedade de técnicas a serem utilizadas, como desenhos a lápis grafite, tinta, aquarela, e assim por diante.

O item é usado não apenas por artistas contemporâneos, mas desde o Renascimento já se tem notícias de sua importância para a arte.

Leonardo Da Vinci, por exemplo, fazia uso de cadernos de esboços para estudar e elaborar seus desenhos, como também seus estudos de anatomia.

Compre aqui seu Sketchbook com o melhor preço

Sketchbook para desenho

O Sketchbook da Taccbook é feito com papel de alta gramatura e é perfeito para desenhos, esboços e cores. A caderneta possui papel Filiart Renaud 200g/m2, com 30% de fibra algodão, branco natural, ph neutro**, acabamento wire-o (anel garra-dupla), folhas serrilhadas para destaque. É ideal para tinta à óleo, acrílica, guache, crayon, grafite, nanquim e estudos em aquarela.

Como escolher um Sketchbook de desenho

Selecionar o caderno de desenho certo é uma escolha pessoal. Existem algumas considerações importantes que você precisa fazer ao comprar um bloco de desenho.

Sketchbook para desenho

Decida o tamanho em que você gosta de trabalhar.

Se você desenha muito, perceberá que há uma escala na qual você desenha naturalmente. Se você gosta de desenhar grande, certifique-se de escolher algo que possa lidar com arte grande. Com desenhos em miniatura, você pode optar por algo muito menor em tamanho.

Onde você vai levar o caderno de desenho?

Outro aspecto para determinar é onde você pretende desenhar. Para desenhar em casa, o tamanho não importa tanto – seu Sketchbook não precisa ser transportado. Mas se você pretende desenhar na estrada, seria prudente selecionar uma balança que caiba confortavelmente em uma mochila.

Que material você usará?

É importante decidir qual material você usará em seu caderno de desenho, pois determinará o tipo de papel que melhor pode lidar com sua arte. Para lápis e lápis de cor, seus rabiscos ficarão bem em papel fino. Ferramentas como tinta aquarela, tinta guache ou marcadores são mais usadas em papéis mais espessos que podem lidar com muita mídia e saturação pesada de materiais.

Veja quais materiais de desenho são importantes para os iniciantes:

Por que é importante ter um Sketchbook para desenho

Sketchbook para desenho

  1. Sem pressão – A beleza de um caderno de desenho é que ele é um caminho para a criatividade que flui livremente. Não há prazo a cumprir; não há expectativa do cliente. Você pode fazer o que quiser dentro dessas páginas. Deixe de lado qualquer preocupação de que algo não pareça bom ou uma ideia muito louca para experimentar. Um caderno de rascunhos é o lugar para explorar cantos e recantos de ideias que parecem absurdas ou que você não consegue encontrar um uso prático. Então deixe seu caderno de desenho se tornar um pequeno projeto de paixão!
  2.  Criatividade – Quanto mais você preencher as páginas do caderno de desenho e flexionar os músculos da criatividade, mais fáceis serão suas idéias e imaginação. Os Sketchbooks para desenhos são ótimos porque você não se limita apenas a desenhar. Você pode usá-lo como um local para explorar diferentes materiais, estudar diferentes técnicas, criar paletas de cores, padrões de design e manter uma coleção de recursos visuais que o inspiram.
  3. Mantém suas habilidades – Um caderno de desenho é uma ótima maneira de manter suas habilidades de desenho nítidas. Manter essa habilidade é importante, pois esboçar ideias é uma parte importante do processo de design. Assim, poderá ver quais ideais estão funcionando e quais não estão.
  4. Inspire-se – Seu caderno de rascunhos não precisa consistir apenas de esboços e anotações. Você pode incluir recortes, outros designs, etc., que inspiram e influenciam você e seu trabalho. Então, se você for atingido por um bloqueio criativo, poderá folhear seu caderno de esboços e inspirar-se no trabalho de outras pessoas e no seu.

Sketchbook para desenho
Benefícios

Um caderno de desenho conta uma história e, quanto mais cadernos de anotações você tiver, melhor. Dos rabiscos à arte elaborada, um caderno de rascunhos:

  • Fornece uma visão do seu processo de pensamento e, portanto, uma visão de você como pessoa.-;
  • Exibe suas habilidades de geração de idéias, comunicadas através de seus esboços;
  • Demonstra sua capacidade de desenhar – o que, sim, é uma habilidade útil;
  • Mostra como você pode entender o processo criativo;
  • Permite mostrar interesse e entendimento de vários estilos, tópicos e projetos.

Por essas razões, abrace sua inspiração e deixe suas ideais criativas correrem soltas!

Depois de preencher um caderno de desenho, não o jogue fora! Veja isso mais tarde para inspirá-lo de maneiras que você não esperava.